O Evento

Evento criado para abordar temas relevantes em Neurologia Veterinária. Os organizadores procuraram proporcionar um conteúdo para públicos diversos e também de nível elevado para profissionais mais gabaritados em Neurologia. 

Objetivo

Estes dois simpósios darão continuidade ao projeto da ABNV de elevar o nível da neurologia brasileira, com eventos de altíssima qualidade, focados nas competências fundamentais de neurologia veterinária.

Público Alvo

Simpósio Internacional de Neurologia Clínica:

Clínicos gerais, neurologistas,especialistas, pós-graduandos, estudantes e residentes, inclusive aqueles com maior interesse na temática do simpósio.

Simpósio Internacional de Neuroanatomia Aplicada:

Neurologistas, Patologistas, pós-graduandos e residentes.

Palestrantes

Palestrante do Evento: Curtis W. Dewey

Curtis W. Dewey, DVM, MS, DACVS, DACVIM (Neurologia)

Professor Associado e Chefe da Seção de Neurologia/Neurocirurgia da Cornell University

O Dr. Dewey foi professor de neurologia na Texas A&M University (19952001) e neurologista do Hospital Veterinário Long Island Veterinary Specialists (2001-2006) antes de retornar para a Cornell University como professor e chefe do serviço de neurologia e neurocirurgia.
Além de ser autor e coautor de inúmeros artigos científicos e muitos capítulos de livros, ele é palestrante reconhecido nacional e internacionalmente.
Ele é co-editor do livro “Dewey e da Costa – Neurologia Canina e Felina – guia prático”.
É membro do conselho editorial de uma série de revistas veterinárias (Veterinary Surgery, Journal of the American Animal Hospital Association, Compendium on Continuing Education for the Practicing Veterinarian) e revisor ad hoc de muitos outros periódicos.
O Dr. Dewey foi membro do Residency Training Committee do ACVIMNeurologia (2005-2008; presidente do comitê de 20072008) e da Taskforce on Neurosurgical Training of Neurology Residents do ACVIM (20042010; presidente do comitê de 20072010).
Além disso, o Dr. Dewey é consultor da VIN (Veterinary Information Network) desde 2004.
Também atende regularmente no Hospital Long Island Veterinary Specialists e no Veterinary Specialists & Emergency Service de Rochester.
É membro não só do Conselho Diretivo da New York Veterinary Foundation desde 2008, mas também do AVMA e VECCS (Veterinary Emergency and Critical Care Society).
As principais áreas de pesquisa do Dr. Dewey incluem novas terapias anticonvulsivantes e o tratamento cirúrgico de distúrbios encefálicos congênitos.
Recentemente, o Dr. Dewey recebeu um prêmio de grande prestígio, o ACVECC (American College of Veterinary Emergency and Critical Care) Jack Mara Scientific Achievement da Hills de 2014.

Palestrante do Evento: Kaspar Matiasek

Christine Thomson, DVM, PHD, DACVIM, DECVN
University of Alaska
Fairbanks, Department of Veterinary Medicine

A Dra. Thomson obteve o BVSc (Hons) em Melbourne (1983) e O PHD em Glasgow em (1992), onde estudou a “influência axonal na expressão de genes de células de Schwann”.
Ela se tornou Dip ACVIM (Neurologia) em 1995 e Dip ECVN em 1999.
Ela ensinou Veterinária Geral e Neuroanatomia nas Escolas Veterinárias de Melbourne e Glasgow e de 2006 a 2012 na Massey University veterinary school.
De 2012 a 2015 trabalhou tanto para a Associação Veterinária da Nova Zelândia como diretora acadêmica quanto para Massey como professora adjunta em neurologia clínica.
A Dra. Thomson atualmente trabalha como Professora Associada de Medicina Veterinária na University of Alaska e é afiliada à Colorado State University Veterinary School.
Ela ensina neurobiologia e neurologia clínica a estudantes de veterinária, estagiários e residentes.
Ela é a autora de Neuroanatomia Veterinária: uma Abordagem Clínica (Thomson e Hahn 2012).
Os seus interesses de pesquisa incluem neurobiologia da mielina de mamíferos, cultura de células neurais e formação de mielina.

Palestrante do Evento: Ronaldo Casimiro da Costa

Ronaldo Casimiro da Costa, MV, MSc, PhD, Dipl. ACVIM – Neurology

Antes de assumir o serviço de neurologia e neurocirurgia na The Ohio State University em 2008, o Dr. Ronaldo foi professor na Universidade Federal do Paraná (Campus Palotina) de 1997-2008, a mesma universidade onde ele se formou em medicina veterinária.
Depois disso, o Dr. Ronaldo obteve o título de mestre em cirurgia pela Universidade Federal de Santa Maria e, posteriormente, fez sua residência em neurologia e neurocirurgia e PhD no Ontario Veterinary College, University of Guelph no Canadá.
Além de ser autor e coautor de dezenas de artigos científicos e diversos capítulos em livros de referência, ele também foi editor convidado da Veterinary Clinics of North America Small Animal Practice sobre doenças da coluna vertebral e medula espinhal, e é co-editor do livro “Dewey e da Costa – Neurologia Canina e Felina – guia prático”.
O Dr. Ronaldo tem uma atuação profissional ativa, servindo a profissão como membro do ACVIM, AVMA e outras associações internacionais, além de ser o Presidente fundador e atual da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária.
Ele não só lidera um serviço clínico muito ativo, mas também é coordenador de um programa multidisciplinar de pesquisa que investiga várias doenças medulares, principalmente a síndrome de Wobbler.
Ao longo de sua carreira, ele recebeu mais de 30 prêmios por excelência acadêmica em pesquisa e em ensino.
O Dr. Ronaldo é conferencista frequente em congressos tanto nacionais como internacionais e tem um imenso prazer em ensinar.
Ele foi condecorado com 12 prêmios de excelência didática, incluindo o Pfizer Norden Excellence in Teaching Award (a premiação máxima em ensino universitário nos EUA) e recebeu por duas vezes o prêmio por Excelência Didática na Pós-graduação na Ohio State University.
O Dr. Ronaldo também teve a honra de ser finalista de seleção do prêmio de melhor professor de medicina veterinária dos EUA.

Organização

Apoio

Ondala
Cães e gatos
Revista Clínica Veterinária
Agener União