O Evento

Evento criado para abordar temas relevantes em Neurologia Veterinária. Os organizadores procuraram proporcionar um conteúdo para públicos diversos e também de nível elevado para profissionais mais gabaritados em Neurologia. 

Objetivo

Estes dois simpósios darão continuidade ao projeto da ABNV de elevar o nível da neurologia brasileira, com eventos de altíssima qualidade, focados nas competências fundamentais de neurologia veterinária.

Público Alvo

Simpósio Internacional de Neurologia Clínica:

Clínicos gerais, neurologistas,especialistas, pós-graduandos, estudantes e residentes, inclusive aqueles com maior interesse na temática do simpósio.

Simpósio Internacional de Neuroanatomia Aplicada:

Neurologistas, Patologistas, pós-graduandos e residentes.

Palestrantes

Palestrante do Evento: Curtis W. Dewey

Curtis W. Dewey, DVM, MS, DACVS, DACVIM (Neurologia)

Professor Associado e Chefe da Seção de Neurologia/Neurocirurgia da Cornell University

O Dr. Dewey foi professor de neurologia na Texas A&M University (19952001) e neurologista do Hospital Veterinário Long Island Veterinary Specialists (2001-2006) antes de retornar para a Cornell University como professor e chefe do serviço de neurologia e neurocirurgia.
Além de ser autor e coautor de inúmeros artigos científicos e muitos capítulos de livros, ele é palestrante reconhecido nacional e internacionalmente.
Ele é co-editor do livro “Dewey e da Costa – Neurologia Canina e Felina – guia prático”.
É membro do conselho editorial de uma série de revistas veterinárias (Veterinary Surgery, Journal of the American Animal Hospital Association, Compendium on Continuing Education for the Practicing Veterinarian) e revisor ad hoc de muitos outros periódicos.
O Dr. Dewey foi membro do Residency Training Committee do ACVIMNeurologia (2005-2008; presidente do comitê de 20072008) e da Taskforce on Neurosurgical Training of Neurology Residents do ACVIM (20042010; presidente do comitê de 20072010).
Além disso, o Dr. Dewey é consultor da VIN (Veterinary Information Network) desde 2004.
Também atende regularmente no Hospital Long Island Veterinary Specialists e no Veterinary Specialists & Emergency Service de Rochester.
É membro não só do Conselho Diretivo da New York Veterinary Foundation desde 2008, mas também do AVMA e VECCS (Veterinary Emergency and Critical Care Society).
As principais áreas de pesquisa do Dr. Dewey incluem novas terapias anticonvulsivantes e o tratamento cirúrgico de distúrbios encefálicos congênitos.
Recentemente, o Dr. Dewey recebeu um prêmio de grande prestígio, o ACVECC (American College of Veterinary Emergency and Critical Care) Jack Mara Scientific Achievement da Hills de 2014.

Palestrante do Evento: Kaspar Matiasek

Christine Thomson, DVM, PHD, DACVIM, DECVN
University of Alaska
Fairbanks, Department of Veterinary Medicine

A Dra. Thomson obteve o BVSc (Hons) em Melbourne (1983) e O PHD em Glasgow em (1992), onde estudou a “influência axonal na expressão de genes de células de Schwann”.
Ela se tornou Dip ACVIM (Neurologia) em 1995 e Dip ECVN em 1999.
Ela ensinou Veterinária Geral e Neuroanatomia nas Escolas Veterinárias de Melbourne e Glasgow e de 2006 a 2012 na Massey University veterinary school.
De 2012 a 2015 trabalhou tanto para a Associação Veterinária da Nova Zelândia como diretora acadêmica quanto para Massey como professora adjunta em neurologia clínica.
A Dra. Thomson atualmente trabalha como Professora Associada de Medicina Veterinária na University of Alaska e é afiliada à Colorado State University Veterinary School.
Ela ensina neurobiologia e neurologia clínica a estudantes de veterinária, estagiários e residentes.
Ela é a autora de Neuroanatomia Veterinária: uma Abordagem Clínica (Thomson e Hahn 2012).
Os seus interesses de pesquisa incluem neurobiologia da mielina de mamíferos, cultura de células neurais e formação de mielina.

Palestrante do Evento: Ronaldo Casimiro da Costa

Ronaldo Casimiro da Costa, MV, MSc, PhD, Dipl. ACVIM – Neurology

Antes de assumir o serviço de neurologia e neurocirurgia na The Ohio State University em 2008, o Dr. Ronaldo foi professor na Universidade Federal do Paraná (Campus Palotina) de 1997-2008, a mesma universidade onde ele se formou em medicina veterinária.
Depois disso, o Dr. Ronaldo obteve o título de mestre em cirurgia pela Universidade Federal de Santa Maria e, posteriormente, fez sua residência em neurologia e neurocirurgia e PhD no Ontario Veterinary College, University of Guelph no Canadá.
Além de ser autor e coautor de dezenas de artigos científicos e diversos capítulos em livros de referência, ele também foi editor convidado da Veterinary Clinics of North America Small Animal Practice sobre doenças da coluna vertebral e medula espinhal, e é co-editor do livro “Dewey e da Costa – Neurologia Canina e Felina – guia prático”.
O Dr. Ronaldo tem uma atuação profissional ativa, servindo a profissão como membro do ACVIM, AVMA e outras associações internacionais, além de ser o Presidente fundador e atual da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária.
Ele não só lidera um serviço clínico muito ativo, mas também é coordenador de um programa multidisciplinar de pesquisa que investiga várias doenças medulares, principalmente a síndrome de Wobbler.
Ao longo de sua carreira, ele recebeu mais de 30 prêmios por excelência acadêmica em pesquisa e em ensino.
O Dr. Ronaldo é conferencista frequente em congressos tanto nacionais como internacionais e tem um imenso prazer em ensinar.
Ele foi condecorado com 12 prêmios de excelência didática, incluindo o Pfizer Norden Excellence in Teaching Award (a premiação máxima em ensino universitário nos EUA) e recebeu por duas vezes o prêmio por Excelência Didática na Pós-graduação na Ohio State University.
O Dr. Ronaldo também teve a honra de ser finalista de seleção do prêmio de melhor professor de medicina veterinária dos EUA.

Palestrante do Evento: Stevens Rehen

Stevens Rehen

Neurocientista brasileiro, especializado em pesquisas com células-tronco.
Diretor de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.
Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Membro da Câmara Técnica para Terapias Avançadas da ANVISA, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Rehen atua também em Divulgação Científica.
Publicou mais de 200 textos na Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, UOL, G1, Instituto Ciência Hoje etc.
Participou como entrevistado e/ou divulgador de ciência em diversos programas na TV Globo, Discovery Channel, Futura, TV Brasil, Band e SBT.
Foi apresentador de programas de entrevistas com cientistas na internet e de uma coluna semanal ao vivo sobre ciência na Globo News.
Possui livro publicado para o grande público sobre o tema células-tronco.
É coordenador científico da ArtBio, projeto multidisciplinar que visa democratizar ciência através da perspectiva artística.
É colunista do programa Conversa com Bial (TV Globo), colunista da Scientific American Brasil e realiza palestras no Brasil e no exterior.

Palestrante do Evento: Stevens Rehen

Leila Maria Cardao Chimelli

Médica Patologista especializada em Neuropatologia
Doutorado na Universidade de Londres
Pós-doutorado na Universidade de Paris
Livre-Docência na Universidade de São Paulo
Prof. Titular – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Coordenadora do Laboratório de Neuropatologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer.